top of page
Buscar
No Alvo

Aguenta firme!


Olá queridos (a) leitores (a), sejam muito bem vindos mais uma vez ao blog.

O assunto que vamos falar hoje é sobre tentação, quem nunca neh?! Todos nós de diversas formas somos tentados todos os dias, seja em pequenas coisas como dar aquela escorregada na dieta, não cumprir a promessa feita dia 31/12 de frequentar a academia todos os dias, de não procrastinar nos projetos, enfim, somos tentados de diversas formas e em diversos níveis, inclusive naqueles que ferem princípios e nos afastam de Deus.

Nenhum outro texto caberia melhor nesse assunto do que o que descreve Jesus sendo tentado no deserto.


Lucas 4:1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto. 2 Ali ele foi tentado pelo Diabo durante quarenta dias. Nesse tempo todo ele não comeu nada e depois sentiu fome. 3 Então o Diabo lhe disse:

— Se você é o Filho de Deus, mande que esta pedra vire pão. 4 Jesus respondeu:

— As Escrituras Sagradas afirmam que o ser humano não vive só de pão. 5 Aí o Diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe num instante todos os reinos do mundo 6 e disse:

— Eu lhe darei todo este poder e toda esta riqueza, pois tudo isto me foi dado, e posso dar a quem eu quiser. 7 Isto tudo será seu se você se ajoelhar diante de mim e me adorar. 8 Jesus respondeu:

— As Escrituras Sagradas afirmam:


“Adore o Senhor, seu Deus,

e sirva somente a ele.” 9 Depois o Diabo o levou a Jerusalém e o colocou na parte mais alta do Templo e disse:

— Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, 10 pois as Escrituras Sagradas afirmam:

“Deus mandará que os seus anjos

cuidem de você. 11 Eles vão segurá-lo com as suas mãos,

para que nem mesmo os seus pés

sejam feridos nas pedras.” 12 Então Jesus respondeu:

— As Escrituras Sagradas afirmam: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.” 13 Quando o Diabo acabou de tentar Jesus de todas as maneiras, foi embora por algum tempo.


Olha que interessante Jesus foi levado para ser tentado e Ele estava cheio do Espírito Santo, e no final do texto diz que o diabo foi embora por algum tempo, vamos à algumas reflexões do texto :


• Ser tentado não é uma exclusividade de quem flerta com o pecado, todos somos, logo o resultado do que fazemos no momento da tentação revela como anda nossa defesa e para que lado nosso coração estava inclinado, o texto também diz que ele foi embora por algum tempo ou seja ele vai voltar para tentar de novo, precisamos aguentar firme em todo tempo.


• A primeira tentação apresentada a Jesus foi sobre uma necessidade, Ele estava em jejum à 40 dias e estava com fome, foi tentado a transformar pedras em pães.

Onde aparece uma necessidade bem provável que apareça junto uma proposta tentadora para te tirar do propósito.

Interessante que satanás não tenta Jesus oferecendo um pedaço de pão, ele desafia Jesus a fazer algo que não era a hora nem o propósito fazer ali, no momento da escassez satanás vem nos propor dúvidas e atitudes fora de hora e lugar.

Vale lembrar que as tentações não mudaram ao longo dos séculos, ele tem tentado dia após dia, com suas setas de dúvidas: se você é filho de Deus por que lhe falta isso ou por que nunca chega sua vez? Todo mundo é feliz menos você! (Essa é uma mentira clássica e a mais contada de todos os tempos, principalmente com as redes sociais).

O discurso da atualidade para nos tentar vem travestido de bem estar, tudo é válido se te faz feliz, se te satisfaz, Deus quer te ver feliz (e isso não é mentira, a mentira é achar que não importa se o que você for fazer vai te levar a fugir do seu propósito, se vai ferir pessoas ou se ainda não é o momento).

Deus realmente nos quer feliz, mas a verdadeira felicidade vem Dele e não na satisfação a qualquer custo dos desejos do momento.


• A segunda tentação é sobre poder e tempo, ele diz a Jesus se prostrado me adorar te darei domínio e riqueza.

Essa tentação não colou obviamente com Jesus, primeiro porque Ele sendo Deus já tinha o domínio sobre tudo, embora naquele momento tivesse se sujeitado a viver como homem, Ele sabia quem Ele é.

Jesus sabia Quem era e tinha domínio sobre a palavra, muitos tem caído em propostas de poder porque não sabem quem são e rapidamente se vendem em troca de reconhecimento e dinheiro.

Vemos aqui uma proposta de encurtar o caminho também, Jesus é o Rei dos reis, em

Mateus 28:18 Então Jesus chegou perto deles e disse:

— Deus me deu todo o poder no céu e na terra.

Jesus naquele momento estava se submetendo a ser tentado, para provar a nós através do seu lado homem que é possível vencer a tentação, dá para aguentar firme quando sabemos quem somos em Deus e quando Sua palavra está em nós, não são os argumentos de filosofia humana que preserva o nosso coração, é a Palavra que nos orienta quando queremos viver algo fora do tempo, quando buscamos atalhos pela impaciencia no processo, a palavra nos ensina que não adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma.

Ela nos consola que há tempo determinado para todas as coisas inclusive para dizer não.


• Na terceira tentação satanás não está oferecendo algo de necessidade, nem está tentando deslumbrar Jesus com poder, mas Ele tenta Jesus em sua identidade, ele faz a proposta para que Jesus se lance do precipício para provar Quem ele é.

Olhando racionalmente para essa proposta parece loucura, que tolice é essa se lançar de um penhasco para provar que Deus não ia deixar o Seu filho se machucar? Mais uma vez Jesus o refuta usando a própria palavra, Jesus respondeu dizendo : Não ponha à prova o Senhor, seu

Deus...

Mesmo parecendo uma proposta tola, quantos tem se lançado em "precipícios" por necessidade de auto afirmação, pelo desejo desesperado por aprovação e depois ao se machucarem colocam na conta de Deus.

Vencer as tentações tem mais haver com vencer a si mesmo do que o próprio diabo, aguente firme, essa é a proposta de hoje, não se renda vai passar!

Note que as ofertas que ele faz a Jesus são as mesmas que ele faz a nós hoje, tudo que ele pode fazer é oferecer, porém não tem poder de tomar a decisão por nós. Decida-se aguentar firme, assuma o controle e a auto responsabilidade, quem nunca ficou bravo por comprar algo pelo impulso porque o vendedor insistiu muito e depois se arrependeu e colocou a culpa no vendedor, o vendedor estava fazendo o trabalho dele, a culpa é sua de não saber dizer não!

(Pelo amor de Deus não estou comparando vendedores com o diabo não heim, eu amo vendas! É só um exemplo da nossa dificuldade em dizer não as propostas).

Para finalizar o texto de hoje eu quero trazer mais 02 informações importantes:

1- é possível vencer as tentações, o diabo só pode te sugerir, mas o poder da decisão continua sendo seu.

2- Quem sabe sua real identidade não precisa negociar princípios, nem buscar atalhos. Se você sabe que é filho porque entregou a sua vida ao Senhor, sabe que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus segundo seus propósitos (Romanos 8:28).

Se você ainda não tem certeza se é filho, não acredite na mentira que não pode ser porque já está longe demais ou errou demais, o sangue de Jesus é poderoso o suficiente para o alcançar.

Vença a tentação de sair do propósito por satisfação momentânea, vença a tentação de se entregar ao desânimo, vença a tentação do vitimismo, vença a tentação de achar que é melhor desistir de tudo, vença a tentação da maledicência, vença a tentação da preguiça, vença a tentação da mentira (a única coisa pelo a qual o diabo tem paternidade) vença a tentação de querer adiantar etapas, propostas de satisfação imediata podem ser ciladas para roubar o seu futuro.

Vença a tentação de querer ser quem ainda não é, ter o que ainda não pode, isso pode te levar ao abismo da comparação, insatisfação, ingratidão e amargura.

Salomão fez várias alianças com quem não deveria, isso custou muito caro, em troca de dinheiro, poder e fama, isso custou a divisão do reino, no final de sua vida viu a tamanha tolice que cometeu, creio que muito arrependido de suas escolhas disse: tudo é vaidade, era como correr atrás do vento.

Talvez você esteja pensando, mas Salomão não é o homem mais sábio da terra? Sim. Mas a sabedoria sem temor traz ruína...

Aguente firme no tempo da escassez, na aparente demora das promessas, no dia em que tentarem abalar sua identidade, lembre-se que o Pai não mudou e Ele nos municiou com a Sua palavra e ela nos diz que somos mais que vencedores em Cristo Jesus, e com Ele podemos suportar.

Você pode suportar essa humilhação sem descer ao mesmo nível de quem te humilhou, você pode suportar essa dor, essa rejeição, esse diagnóstico sabendo que maior é Aquele que está com você do que quem se levantou contra.

Que você tenha uma semana maravilhosa, cheia do Espírito Santo, afiado na palavra aguentando firme, sabendo dizer não inclusive para você mesmo.

Deus abençoe a sua semana 🙏.



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

E quando Deus diz não?!

Olá queridos leitores, sejam muito bem vindos a mais uma segunda feira aqui no blog, é muito bom ter vocês aqui. Hoje vou falar de algo...

Expectativas !

Olá querido leitor (a) a quanto tempo nós não nos falamos neh ?! Eu já estava com saudades de escrever aqui, hoje vamos matar essa...

Em nome da justiça!

Olá queridos leitores, sejam muito bem vindos mais uma semana ao blog, hoje eu quero falar sobre justiça, um assunto tão importante...

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page